quarta-feira, 19 de março de 2014

Aprendendo uma nova língua

                                          Foto: http://otakusfanaticos.wordpress.com/category/aprendendo-japones-aula-de-japones/


     Olá, pessoal! Tudo bem? Comigo está tudo normal. Estou de férias woohoo! E aproveitando que estou de férias, vou dormir mais, acordar mais tarde, assistir séries, animes, ler, comer. Mas claro que também tenho outras coisinhas para fazer, como por exemplo: estudar. Sim, estudar, em plenas férias!
     Pois é, mas não é nada da faculdade, quero esquecer um pouco a universidade, já que daqui a pouco começam as aulas novamente *choro*. É o seguinte... Estou estudando uma nova língua de uma cultura maravilhosa: a língua Japonesa. "Mas como assim a língua Japonesa? É muito difícil. Como vai entender e conseguir desenhar aquelas coisinhas?". Então, realmente não é nada fácil. Tem que ter muita força de vontade e querer realmente entrar nesse mundo novo. Aliás, aprender qualquer língua é sinônimo de que você também gosta muito daquele país, da cultura, da comida, das pessoas, enfim, algo te encantou para que realmente quisesse aprender a língua local.
     Quem leu meu primeiro post da minha apresentação aqui no blog, viu que eu falei que gosto da cultura japonesa (espero que vocês também gostem!), e que também coloquei no final do post o nome "kisu" e uma bonequinha. A palavra "kisu - キス" significa "beijo", em Português. Então, sempre colocarei algumas palavrinhas japonesas em alguns posts (para treinar e quem sabe ensinar um pouquinho também, não é?) (^^)v.
     Então, voltando ao assunto. Eu comecei a me interessar pela língua japonesa através dos animes (desenhos japoneses, para quem não sabe), não vou mentir. Acho que é uma forma fácil de aprender, eu consegui aprender tantas coisinhas comparado a antes, que eu não sabia nadinha. E eu até me orgulho disso, quando consigo ler algo nos caracteres deles. Lembro que vi uma foto dos tipos de leite e embalagens que tem no Japão, e em uma dessas caixas de leite, eu consegui ler a palavra おいしい - oishii", que significa "delicioso; gostoso", em Português. E, nossa! Fiquei feliz por isso. É uma palavra bem pequena, mas que já é alguma coisa.
     Portanto, para aprender uma nova língua, principalmente como a japonesa, que não é escrita com o nosso alfabeto latino (ou romano), deve-se, portanto, ler e ouvir bastante coisas. Se você também se interessa pela língua japonesa, assista animes, doramas, filmes japoneses no geral, assista programas de auditório que são bem legais e costumam ser bem engraçados  tem bastante no youtube, ouça as músicas, também. Acho importante ouvir primeiro, e se for pra começar a estudar, comece pelo alfabeto Hiragana. No início dos estudos, pode dar um medinho, ver todas aqueles caracteres e não entender nada. Tem vezes que eu vejo e fico assim, que nem a garotinha da foto. *choro*. Mas não desanime!


     Continuando... Segundo a Wikipédia: 

     "Hiragana (平仮名) é um dos alfabetos silábicos (silabário) da língua japonesa. É usado para todas as palavras para as quais não exista kanji, ou este exista mas seja pouco usado. Também é usado para substituir os kanji e nas terminações dos verbos e dos adjectivos. Quando é usado para escrever a pronunciação literal de um kanji e, assim, garantir o entendimento do leitor".

    Viram que é mais fácil? Pode ser complicado no início (ainda estou aprendendo), mas o som do hiragana é exatamente como o Português, como nós falamos, exceto algumas sílabas, bem poucas. Assim, fica mais fácil de ler uma palavra, pois não tem que ficar enrolando a língua para poder falar, fazer bico, ou forçar a garganta. Eu acho a fala japonesa bem mais fácil que a escrita, pois o que "mata" na hora do aprendizado, são os temíveis kanjis! Em outro post, falarei mais sobre ele, quando eu estiver sabendo mais, é claro. 
   Então, depois de aprender o Hiragana, vá para o Katakana (não falei? São três alfabetos! Não é mole, não!). O Katakana eu ainda não aprendi, parece ser mais fácil porque os traços são mais simples, mas também são muito parecidos, então há uma dificuldade em 'decorar'. O alfabeto katakana é usado para escrever palavras de origem estrangeira (principalmente de origem ocidental), nomes comuns ou nomes próprios. Serve também para escrever onomatopeias, nomes técnicos ou até gírias.
    E por último, dedique-se completamento aos kanjis, pois é isso que irei fazer futuramente. Vou confessar, estou morrendo de medo deles! *choro*. E, claro, quando estiver sabendo mais, é sempre bom praticar com algum nativo. Adicione alguns japoneses/japonesas no Facebook. Eu tenho alguns adicionados. Realmente, nem todos aceitam. E dois dos que eu tenho falam só em Inglês comigo... Fazer o quê! Já é alguma coisa hahaha. E assim como eu, peça ajuda ao tradutor do Google, ele quebra um galhão, sim. Mas é sempre bom pegar a frase em Japonês e transformar para o Português para ver se está tudo certinho mesmo, tente encaixar palavras certas para não haver confusão e a pessoa não entender nada, pois a linha de pensamento dos japoneses é bem diferente da nossa.
    O bom da língua japonesa, é que podemos ler em R
ōmaji, que é a transcrição fonética da língua nipônica (Japonesa) para o alfabeto latino (o nosso). Então é por isso que conseguimos ler, porque graças a romanização é possível identificar qual é a palavra e assim podermos traduzir. Isso facilita muito a vida dos estrangeiros. E como os japoneses são uns fofos  e pensam muito no próximo, eles disponibilizam placas, mapas, cardápios em rōmaji, também, para facilitar a vida de nós, estrangeiros.

    Então é isso, pessoal! Seja qual língua for que você queira aprender, pesquise bastante sobre a cultura, entre em contato com as pessoas que moram em tal país. É sempre bom saber mais. Não desista e não desanime! Quem sabe um dia cada um possa ir para o tão sonhado país! (^^)b

    Espero que tenham gostado. E se tiver alguma sugestão, pode mandar! ;). Bons estudos e がんばって - Ganbatte (Dê o seu melhor)!


2 comentários:

  1. Adorei flor... Lindo aqui.. Sucesso e que cresça muito na graça de Deus. ;) Beijão

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Layout por Studio Firminy | Fotos dos avatares por Hajin Bae | Ilustração Banner e todos os seus componentes por Google